Defesa Civil Municipal - Quarta-feira, 12 de Julho de 2023

Defesa Civil de Taquarituba realiza resgate e soltura de saruês localizados na zona urbana

Quatro saruês foram manejados pela equipe; Defesa Civil alerta sobre os cuidados

Nesta terça-feira (11), um evento especial chamou a atenção dos moradores de Taquarituba. Quatro saruês, animais silvestres da família dos marsupiais, foram resgatados em diferentes pontos da cidade.

Os resgates foram realizados por uma equipe de profissionais capacitados da Defesa Civil Municipal. Os saruês foram localizados em residências, o que demonstra a adaptação dessas espécies aos ambientes urbanos.

A conscientização da população sobre a proteção da vida silvestre é um passo importante para a preservação dos ecossistemas locais e a garantia do bem-estar animal. É fundamental que todos compreendam que os animais silvestres devem ser respeitados e protegidos, e que a convivência harmônica com a fauna é essencial para o equilíbrio do ambiente.

O Coordenador da Defesa Civil, Adriano Oliveira, orienta sobre a não manipulação desses animais “Pedimos a colaboração da população para que não tentem capturar e não maltratem, em hipótese alguma, pois eles não apresentam riscos. Esses animais podem se abrigar em forros e lajes, fazem um pouco de sujeira, por isso é importante acionar a equipe para que possamos fazer o resgate correto e a soltura. No mais, são animais extremamente importantes para o ecossistema”, enfatiza.

Os saruês desempenham um papel fundamental na manutenção da biodiversidade, na dispersão de sementes, no controle de pragas, se alimentando de animais peçonhentos, como escorpiões. Sua presença e proteção são essenciais para a promoção do equilíbrio ecológico e para garantir um ambiente saudável para outras espécies e para as futuras gerações.

A presença dos saruês em determinada área pode indicar a preservação e a saúde do ecossistema. Esses animais são sensíveis a mudanças ambientais e, portanto, sua ausência ou declínio populacional pode ser um sinal de perturbações e desequilíbrios nos habitats em que vivem.

Hábitos dos saruês

Os saruês são animais de hábitos noturnos, ou seja, têm atividade principalmente durante a noite. Durante o dia, eles costumam descansar em tocas ou em locais protegidos, como ocos de árvores, forros de casas e outros abrigos disponíveis.

São animais arborícolas, adaptados para viver e se locomover principalmente nas árvores. Possuem garras afiadas e uma cauda preênsil, que lhes permite agarrar-se aos galhos e se mover com destreza entre as árvores.

Em relação à alimentação, os saruês são considerados onívoros, ou seja, se alimentam tanto de alimentos de origem vegetal quanto animal. Sua dieta inclui frutas, insetos, larvas, pequenos vertebrados, ovos, animais mortos e até mesmo animais vivos, como roedores e lagartos.

Como marsupiais, os saruês possuem uma bolsa abdominal, chamada de marsúpio, onde as fêmeas carregam e protegem seus filhotes após o nascimento. Os filhotes são extremamente pequenos e imaturos quando nascem e completam seu desenvolvimento dentro do marsúpio, alimentando-se do leite materno.

Geralmente, os saruês são animais solitários, preferindo viver e buscar alimento individualmente. No entanto, não são territorialistas e podem compartilhar áreas de alimentação com outros indivíduos.

Quando se sentem ameaçados, os saruês adotam comportamentos defensivos. Eles emitem vocalizações agudas, rosnam, mostram os dentes e até mesmo podem fingir de mortos, numa tentativa de evitar predadores ou potenciais ameaças. Sua capacidade de adaptação e seus comportamentos defensivos contribuem para sua sobrevivência e sucesso como espécie em seus respectivos habitats naturais.

Contatos da Defesa Civil

A Defesa Civil Municipal de Taquarituba está disponível, em plantão de 24 horas, através dos seguintes telefones:

(14) 99757-1065 Adriano

(14) 99711-5985 Leonardo