Defesa Civil Municipal - Segunda-feira, 24 de Julho de 2023

Prefeitura de Taquarituba promove limpeza preventiva nos bueiros e guias do Parque São Roque para evitar alagamentos

Iniciativa visa minimizar riscos e danos causados pelas chuvas e reforçar a proteção ao meio ambiente e à população local

Taquarituba, 24 de julho de 2023 - Com o objetivo de evitar transtornos causados pelas chuvas e garantir a segurança dos moradores, a Defesa Civil de Taquarituba, em parceria com a Coordenadoria de Obras e de Limpeza Pública, realizou uma ação de limpeza minuciosa nos bueiros e guias da entrada do Parque São Roque.

A iniciativa, que aconteceu semana passada, teve como principal foco a prevenção de pontos de alagamento recorrentes na região, especialmente durante o período de chuvas mais intensas. A limpeza nos sistemas de drenagem tem se mostrado fundamental para garantir o escoamento adequado das águas pluviais, evitando acúmulos e inundações que poderiam afetar ruas, calçadas e, consequentemente, a mobilidade dos cidadãos.

Segundo Adriano Oliveira, responsável pela Defesa Civil, a ação faz parte de um plano estratégico para minimizar os riscos e danos causados pelas chuvas e, assim, proteger a comunidade local. "Sabemos que, em períodos de chuvas mais intensas, algumas áreas do Parque São Roque estão mais suscetíveis a alagamentos. Portanto, agir de forma preventiva é essencial para evitarmos situações de emergência e garantir a segurança de todos", afirmou.

Além de promover a proteção dos moradores, a limpeza dos bueiros e guias também contribui para a preservação do meio ambiente. Resíduos sólidos e detritos acumulados nas vias urbanas podem ser levados pelas águas pluviais até rios e córregos, causando poluição e impactos negativos na fauna e flora local. Com a ação, a prefeitura reforça o compromisso com a sustentabilidade e a conscientização ambiental.

A população local também tem papel crucial na manutenção da limpeza e preservação dos bueiros. A conscientização sobre o descarte correto de resíduos sólidos é um fator determinante para evitar obstruções e facilitar o escoamento das águas pluviais.