Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 24 de Julho de 2023

Coordenadorias do Meio Ambiente e de Conservação e Limpeza Pública de Taquarituba pedem à população: "Não misturem materiais recicláveis no lixo doméstico!"

Ação visa garantir descarte correto e dignidade aos coletores

Taquarituba, 24 de julho de 2023 -  Em um esforço conjunto para promover a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, as Coordenadorias do Meio Ambiente e de Conservação e Limpeza Pública de Taquarituba fazem um apelo à população para que não coloquem materiais recicláveis nos contêineres de lixo doméstico. A medida visa garantir que os materiais possam ser corretamente reciclados e coletados de forma adequada, trazendo benefícios tanto para o meio ambiente quanto para os coletores envolvidos no processo.

Atualmente, todos os materiais recicláveis são coletados por meio da Associação de Reciclagem local ou por recicladores independentes, que desempenham um papel fundamental na recuperação desses recursos valiosos para a sociedade. No entanto, quando esses materiais são misturados ao lixo comum, seu descarte adequado torna-se mais complexo, e muitas vezes acabam indo parar em aterros sanitários, desperdiçando a oportunidade de reutilização e reciclagem.

De acordo com o coordenador do Meio Ambiente, Gabriel Soldera, a separação adequada dos materiais recicláveis é essencial para o processo de reciclagem e para a geração de renda dos recicladores locais. "Pedimos encarecidamente à população que, ao descartar seus resíduos, façam a separação do lixo comum dos materiais recicláveis. Isso ajudará a garantir que os materiais recicláveis cheguem ao destino correto, onde serão tratados adequadamente e transformados em novos produtos, evitando desperdício e promovendo um ciclo mais sustentável", afirma.

A iniciativa também visa proporcionar mais dignidade aos coletores, que desempenham uma tarefa fundamental. O descarte correto dos materiais recicláveis facilita o trabalho, tornando-o mais seguro e menos insalubre.

Além disso, é importante ressaltar que as sacolas para recicláveis estão em processo de licitação e, em breve, serão disponibilizadas à população. Essa medida busca facilitar ainda mais o descarte correto dos materiais, tornando o processo de separação mais prático e eficiente.

Ao adotar práticas sustentáveis de descarte, a população de Taquarituba estará contribuindo ativamente para a preservação do meio ambiente, a geração de empregos locais e o desenvolvimento de uma comunidade mais consciente e responsável. O envolvimento de todos é essencial para construirmos um futuro mais verde e promissor.

Portanto, o apelo das autoridades é claro: ao descartar seu lixo, lembre-se de separar corretamente os materiais recicláveis. Assim, juntos, poderemos criar um ambiente mais limpo, saudável e sustentável para as futuras gerações.