Defesa Civil Municipal - Segunda-feira, 11 de Setembro de 2023

Defesa Civil é acionada para resgatar animais silvestres em zona urbana

Duas ocorrências foram atendidas no mesmo dia

Defesa Civil é acionada para resgatar animais silvestres em zona urbana

Na manhã desta segunda-feira (11), um morador do bairro Pedro Barros, localizado na zona urbana da cidade, teve uma inusitada surpresa ao avistar um tatu passeando tranquilamente pela calçada de sua residência. Preocupado com o bem-estar do animal, o cidadão tomou uma atitude louvável ao imediatamente acionar a equipe da Defesa Civil para efetuar o resgate.

Graças à ação rápida do morador e à pronta resposta da Defesa Civil, o tatu foi resgatado com segurança e, posteriormente, devolvido à natureza em uma área previamente mapeada pelos órgãos ambientais. Essa ação exemplar demonstra a importância da coexistência harmônica entre seres humanos e animais silvestres, especialmente em um período em que a fauna e a flora enfrentam considerável pressão devido às mudanças ambientais e à expansão das áreas urbanas.

Durante a noite, mais uma ocorrência envolvendo animais silvestres demandou a intervenção da equipe. Desta vez, um porco-espinho estava prestes a ser atacado por cães no centro. Novamente, os moradores agiram prontamente ao acionar a equipe de resgate, que transportou o animal em segurança, até sua soltura posterior.

Em áreas urbanas, a presença de animais silvestres pode representar riscos significativos para sua sobrevivência. Os maiores perigos incluem a predação por seres humanos, ataques de cães domésticos e, notavelmente, o risco iminente de atropelamento, uma vez que esses animais são conhecidos por seus hábitos noturnos e podem se tornar alvos fáceis durante o dia.

A Defesa Civil aproveita esta oportunidade para parabenizar os munícipes por sua crescente conscientização sobre a importância da preservação da fauna e flora. A comunidade demonstrou estar comprometida em proteger a biodiversidade local, agindo de forma responsável e solidária quando se depara com animais em situações de perigo. Tais incidentes reforçam a importância da atuação conjunta da comunidade e das autoridades competentes na proteção da vida selvagem que coexiste com as áreas urbanas.