Taquarituba, quinta-feira, 08 de dezembro de 2022 Telefone (14) 3762-9666

Serviços Urbanos - Quarta-feira, 13 de Outubro de 2021

Prefeitura reutiliza pneus velhos em estrutura de contenção

Economia, qualidade e cuidado com o meio ambiente

Prefeitura reutiliza pneus velhos em estrutura de contenção

Com foco no respeito ao meio ambiente, economia e durabilidade, a Prefeitura Municipal de Taquarituba, através das Coordenadorias de Obras Públicas e Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, empregou a técnica de utilização de pneus velhos para estrutura de contenção de uma calçada na rua Joana Rosa Calixto Souza, próxima à rodovia Eduardo Saigh.

Os pneus seriam destinados à reciclagem para produção de asfalto, conforme relata o Coordenador de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Gabriel Soldera.

Desde o começo do ano estamos destinando corretamente os materiais que estavam acumulados no galpão da Associação de Reciclagem, através de parcerias, e esses pneus nós deixamos separados para a construção dessa contenção na calçada.

Pneus armazenados de forma inadequada geram resíduos que comprometem o meio ambiente, além de contribuir com a proliferação do mosquito da dengue. A utilização em obras de engenharia é viável, pois além de reduzir os custos e apresentar grande eficiência mecânica, também apresenta uma solução para reduzir o acúmulo do material. A técnica não exige mão de obra especializada e nem maquinários pesados, podendo ser organizados manualmente no local onde será feita a obra.

Para o prefeito Éder Miano, ações de reaproveitamento demonstram a preocupação com questões ambientais e econômicas.

Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, os pneus são resistentes às ações do tempo, gerando economia com a consequente redução dos gastos com outros tipos de materiais. Recentemente a prefeitura também reaproveitou materiais metálicos da antiga cobertura da Praça São Roque, com os mesmos objetivos ambientais e econômicos. A nossa responsabilidade está muito além da construção em si, e sempre que houver viabilidade estaremos reutilizando materiais.

Servidores executando o trabalho com pneus na estrutura de contenção da calçada.

Portal atualizado em: 08/12/2022 16:10:24